Quadrilha de SP planejava roubar mansão de Collor em Maceió

Nove suspeitos de participar de roubos a casas de luxo foram presos em ação conjunta das polícias civis de de Araçatuba (SP) e Maceió

22 jul 2024 - 18h01
(atualizado às 18h09)
Ex-presidente Fernando Collor
Ex-presidente Fernando Collor
Foto: Reprodução/Fantástico

Suspeitos de fazer parte de um grupo criminoso de São Paulo, especializado em assaltar mansões e apartamentos de luxo no interior do Estado, foram detidos enquanto planejavam roubar o apartamento de alto padrão do ex-presidente Fernando Collor, localizado em Maceió, Alagoas. As informações são do Fantástico, da TV Globo. 

De acordo com a reportagem, a escolha do apartamento de Collor foi baseada em uma estratégia, e não por motivos de publicidade. O grupo selecionava imóveis de alto padrão pertencentes a empresários e autoridades alagoanas quando definiu o alvo. 

Publicidade

A quadrilha conhecia a rotina das casas e das portarias. Além disso, em São Paulo, as ocorrências registradas pela Polícia Militar do Estado eram monitoradas pelo grupo por meio de um sistema da própria PM ao qual tinham acesso, permitindo que ajustassem suas ações conforme as movimentações policiais. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que, comprovada a irregularidade, os envolvidos serão responsabilizados conforme a lei.

Segundo a Polícia Civil, um dos criminosos tinha acesso a um banco de dados adquirido no mercado negro e se passava por um agente de concessionária para obter informações com idosos e funcionários das residências. Essas pessoas, sem perceber em ligações telefônicas que se tratavam de criminosos, forneciam detalhes cruciais, como a ausência dos moradores. As casas das possíveis vítimas recebiam centenas de ligações, facilitando o planejamento dos assaltos.

O esquema começou a ser desmontado quando uma das jovens do grupo fez uma compra de lanche, por meio de Pix, próximo a um dos imóveis alvos do assalto. A polícia, então, conseguiu identificá-la e chegar aos outros suspeitos.

Após cometer vários assaltos no interior paulista, a quadrilha se hospedou em uma pousada na capital alagoana. De lá, começou a fazer o reconhecimento de diversos prédios e residências. Durante essas atividades, o grupo conseguiu entrar no condomínio onde Fernando Collor possui um apartamento, inclusive realizando uma "missão de reconhecimento" em outro alvo dentro do mesmo condomínio.

Publicidade

No entanto, após um trabalho conjunto das polícias civis de Araçatuba (SP) e Maceió, o plano foi descoberto antes que pudesse ser executado. A colaboração entre as forças policiais permitiu a prisão de nove suspeitos enquanto ainda planejavam a invasão ao apartamento de Collor, evitando assim o roubo. Com o grupo, foram encontrados dinheiro, relógios, joias e bolsas de grife, evidências dos crimes cometidos.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações