O secretário de segurança José Mariano Beltrame vai confirmar, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, a troca no comando da Polícia Militar. O aviso só seria feito em janeiro, mas a substituição de José Luiz Castro pelo ex-comandante do Bope Pinheiro Neto foi divulgada na tarde de quinta-feira pela revista Veja, o que antecipou o anúncio. Segundo a publicação, Castro já se reuniu com Beltrame, que confirmou sua exoneração.
Pinheiro Neto está fora da Polícia e atualmente é o coordenador de segurança da TV Globo. Beltrame, de acordo com a revista, teria mandado um email aos executivos de emissora para pedir a liberação do policial. Pinheiro Neto aceitou o cargo desde que as promoções previstas para dezembro fossem suspensas, para que coubesse a ele as indicações a partir do início de 2015.
Sobre José Luiz Castro pesam suspeitas de corrupção depois da operação chamada Amigos S/A que prendeu, entre outros, o coronel Alexandre Fontenelle, ex-comandante do Batalhão de Bangu e terceiro na hierarquia da polícia, acusado de corrupção e propina.