Uma operação policial no Complexo do Salgueiro, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, registrou 13 mortos. A ação, coordenada pela Polícia Civil do Rio e do Pará, foi realizada nesta quinta-feira, 23, e tinha como alvo Leonardo Costa Araújo, que está entre os mortos.
Conhecido como Léo 41, o suspeito era apontado como um dos chefes da facção Comando Vermelho no Pará, e estava escondido no Rio de Janeiro. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Léo 41 teria sido responsável por uma série de ataques a agentes de segurança pública no estado do Norte do País, em 2023. Também teria sido ele o coordenador de assaltos em comunidades no Rio, no período em que estava escondido.
Segundo a delegada-geral da Polícia do Pará, Daniela Santos, que deu entrevista coletiva no Rio de Janeiro, o Comando Vermelho do Pará tem líderes e membros atuando de fora do Estado. Apesar disso, a delegada frisou que eles não concorrem com o tráfico de drogas no Rio.
Ao todo, 16 suspeitos foram baleados na operação, que contou com a presença do Bope (Batalhão de Operações Especiais). Além deles, duas moradoras também ficaram feridas durante a troca de tiros. As mulheres, de 52 e 56 anos, ainda não foram identificadas. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde das duas.