Um policial militar da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, foi baleado na madrugada de desta sexta-feira durante um tiroteio na comunidade. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), policiais estavam parados em uma esquina da favela quando criminosos armados atiraram.
Atingido no rosto, o policial militar foi encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas e passou por uma cirurgia. Ainda não há informação sobre seu estado de saúde. Segundo a assessoria da CPP, os policiais revidaram os tiros, e os criminosos fugiram.
O caso foi registrado na Delegacia da Penha, já que a Vila Cruzeiro integra o complexo de favelas da Penha/Alemão. O policiamento foi reforçado com homens de diversas UPPs. A UPP da Vila Cruzeiro foi implantada em agosto de 2012, depois de a favela ficar por quase dois anos ocupada por militares do Exército.
Outros casos de ataques a policiais foram registrados em favelas ocupadas por UPPs este mês. No início de fevereiro, uma policial militar morreu e um soldado ficou ferido depois que criminosos atacaram uma patrulha da UPP do Parque Proletário, comunidade vizinha à Vila Cruzeiro. Na semana passada, o comandante-geral das UPPs, coronel Frederico Caldas, feriu-se quando tentava se proteger de um tiroteio na Rocinha, também ocupada pela Polícia Pacificadora.