RJ: polícia faz operação contra integrantes do Comando Vermelho na Maré; três são presos

Agentes cumprem mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento em roubos e furtos de cargas

9 dez 2024 - 10h17
(atualizado às 14h26)
Operação fecha vias expressas no Rio de Janeiro e causa correria
Video Player

A Polícia Civil e a Polícia Militar fazem uma operação na manhã desta segunda-feira, 9, contra integrantes do Comando Vermelho (CV) que atuam no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, e são envolvidos em roubos e furtos de cargas.

Até a última atualização desta matéria, três pessoas foram presas e três fuzis, uma pistola e uma granada, além de dezenas de carros foram apreendidos. Duas pessoas morreram no confronto, conforme a PM.

Publicidade

Os agentes cumprem mandados de prisão da 2ª fase da "Operação Torniquete", que combate roubos, furtos e receptação de cargas e de veículos. A ação é baseada em dados de inteligência e analisados conjuntamente com informações do Instituto de Segurança Pública.

De acordo com a TV Globo, moradores relataram muitos tiros no Complexo da Maré. As duas principais vias expressas da cidade, a Linha Amarela e a Avenida Brasil, chegaram a ser fechadas pela Polícia Militar, mas já foram liberadas.

Na Linha Amarela, o Globocop flagrou um carro em chamas, na altura da Ilha do Fundão. Já na Avenida Brasil, na altura da Fiocruz, o helicóptero registrou policiais correndo e tiros.

Policiais militares do Comando de Operações Especiais, Batalhão de Policiamento em Vias Expressas e do 22° BPM (Maré) também estão atuando nas Comunidades da Vila do João, Timbau, Vila Pinheiros e Baixa do Sapateiro.

Publicidade
RJ: polícia faz operação contra integrantes do Comando Vermelho na Maré
RJ: polícia faz operação contra integrantes do Comando Vermelho na Maré
Foto: Reprodução/Globocop/TV Globo

As investigações e prisões

Segundo as investigações, integrantes do Comando Vermelho que atuam na Maré arquitetam e gerenciam a quadrilha de roubos de veículos e de cargas para financiar a "caixinha" da organização criminosa e viabilizar a compra de armamento e munição. Além disso, os roubos sustentam o pagamento de uma "mesada" aos parentes de presos no sistema prisional, assim como dos líderes da facção.

"Após receberem determinação da liderança do Complexo da Penha, criminosos da Maré montam todo o apoio logístico para que os integrantes da quadrilha de assaltantes pratiquem delitos em diversos bairros do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana", informou a Polícia Civil.

Conforme a TV Globo, entre os integrantes do CV procurados, estão: Rodrigo da Silva Caetano, conhecido como Motoboy, e Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga. Um dos homens presos na operação de hoje é o traficante Luiz Mário dos Santos Júnior, o Mário Macaco.

De acordo com as investigações, outros crimes relacionados a roubos de veículos e cargas ocorrem nessas comunidades, como:

  • Armazenamento, transbordo e revenda de cargas roubadas para receptadores;
  • Clonagem de veículos para revenda ou troca por armas e drogas;
  • Desmanche de automóveis para revenda de peças;
  • Uso de veículos roubados pelas quadrilhas para deslocamento e prática de outros crimes;
  • Cativeiro de vítimas para realização de transferências via PIX, entre outros crimes.
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se