Três presos que aguardavam uma audiência no Fórum de Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, fugiram da carceragem do local na tarde desta terça-feira. Segundo o Jornal da Band, eles teriam ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o fórum possui carceragem e a escolta e condução dos presos dentro do fórum fica sob a responsabilidade da Policia Militar local. A PM não comentou o caso. O Terra não conseguiu contato com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
SAP diz que tecnologia pode ajudar a evitar casos semelhantes
Em nota, a SAP afirmou que, “para combater esse tipo de ocorrência, está ampliando o sistema de teleaudiências, onde o preso é ouvido pelo juiz sem precisar ser removido até o fórum”.
Segundo a secretaria, desde agosto de 2005 até janeiro de 2014 foram realizadas 13.210 teleaudiências. O total de processos julgados por teleaudiência, desde a implantação, foi de 11.028, em fóruns estaduais e federais.
De acordo com a SAP, são 76 salas em funcionamento, sendo 45 salas em unidades prisionais, 24 salas em varas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), e sete salas em fóruns do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).