Um ônibus incendiado em Blumenau na manhã desta terça-feira ampliou os índices da onda de ataques que assola Santa Catarina. Relatório divulgado pela Polícia Militar aponta que, com o novo incidente, subiu para 94 o número de atentados cometidos no Estado desde o dia 26 de setembro.
De acordo com a autoridade policial, o 94º atentado aconteceu na rua Bruno Ruediger, no bairro da Velha, na zona oeste de Blumenau. Por volta das 6h, dois homens encapuzados renderam o motorista e atearam fogo ao ônibus no ponto final da via. A dupla portava um revólver calibre 38 e fugiu logo após a ação.
O caso é o segundo registrado na cidade catarinense. O Seterb (Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau) informou que, na última segunda-feira, os ônibus haviam voltado a circular normalmente, devido a ausência de novas ocorrências no final de semana. Após o incêndio no bairro da Velha, uma reunião foi marcada para a tarde desta terça, para definir se a operação será revista. Além do Seterb, estarão presentes no encontro a Polícia Militar, o Consórcio Siga, o Sindetranscol e a Secretaria de Defesa do Cidadão.
O balanço da PM mostra que, nos últimos 12 dias, já foram atacados 41 ônibus, oito bases policiais, 23 residências de agentes de segurança, uma residência civil, cinco viaturas, um posto de combustível, sete instalações públicas, 15 veículos particulares de civis e quatro veículos particulares de PMs. Segundo a polícia, 44 envolvidos foram presos e 13 adolescentes foram detidos. Ao todo, três mortes foram confirmadas e seis armas de fogo foram apreendidas.
O leitor Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.