55% acham que atos golpistas teve responsabilidade de Bolsonaro, diz Datafolha

Levantamento mostra ainda que 45% concordam com a afirmação de Lula de que ex-presidente estimulou a violência

12 jan 2023 - 11h09
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília
Foto: Reuters/Adriano Machado

55% de brasileiros entrevistados por recente pesquisa da Datafolha consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro é responsável pelos atos terroristas em Brasília no dia 8, sendo 38% respondendo que Bolsonaro teve muita responsabilidade e 17% que teve pouca. 39% descartam essa hipótese e 6% não souberam responder.

O mesmo levantamento aponta ainda que 45% dos entrevistados concordam com a afirmação do presidente Lula de que foi Bolsonaro quem estimulou a violência que levou à invasão e depredação de prédios dos Três Poderes na capital federal. Outros exatos 45%, no entanto, não concordam com a afirmação, 2% não concordam e nem discordam e 8% não souberam responder.

Publicidade

O Datafolha também divulgou pesquisa que mostra que a grande maioria, 93%, é contra o vandalismo que ocorreu em Brasília.

Os atos terroristas também afetaram a imagem de Bolsonaro. 11% disseram que sua opinião mudou sobre o ex-presidente para a pior, enquanto apenas 5% dizem que mudou para melhor. Para 80%, porém, a opinião não mudou, e 4% não souberam responder.

A pesquisa Datafolha foi realizada por telefone entre terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, com 1.214 pessoas pelo País. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se