O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, prometeu nesta segunda-feira colocar a inflação oficial no centro da meta ao término de quatro anos de governo, se eleito, e defendeu, para um futuro não especificado por ele, uma redução da meta atual, que é de 4,5%.
Em entrevista ao Jornal das Dez, da GloboNews, o tucano defendeu ainda a redução do intervalo de tolerância da meta de inflação, atualmente em dois pontos para cima e para baixo. "Nós não vamos, e eu tenho sido sempre muito franco, conseguir alcançar o centro da meta em um ano de governo", admitiu.
"Mas vamos chegar ao final do nosso mandato com a inflação no centro da meta, a partir daí vamos diminuir as bandas de tolerância, que me parecem excessivamente largas, para encaminharmos para a redução do centro da meta para o futuro", comentou o candidato, sem dar mais detalhes.
A inflação em 12 meses medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o medidor oficial do governo, tem rodeado o teto da meta, ocasionalmente ultrapassando-o. Em julho, a inflação pelo IPCA em 12 meses ficou em 6,5%, exatamente no teto da meta.
Pesquisa feita pelo Banco Central junto a economistas de instituições financeiras divulgada nesta segunda-feira mostrou expectativa de que a inflação medida pelo IPCA feche este ano em 6,26%, também próxima do teto da meta.
Aécio disse ainda que seu "grupo político" é mais capaz que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, de gerar confiança junto ao mercado financeiro e criar um clima de estabilidade na economia.
Publicidade
Ele voltou a criticar a política do governo Dilma de desonerações setoriais que, na avaliação dele, não ajudou nem o Brasil nem os setores beneficiados. O tucano, no entanto, reconheceu que não será possível "desmontar" essas desonerações do "dia para a noite", mas também não detalhou como essa política poderia ser descontinuada.
1 de 13
12 de Agosto - Anápolis (GO) - Dilma Rousseff durante visita à Ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Anápolis (GO).
Foto: Ichiro Guerra
2 de 13
12 de Agosto - Imperatriz (MA) - Aécio Neves durante caminhada em Imperatriz (MA)
Foto: Orlando Brito/Coligação Muda Brasil
3 de 13
12 de Agosto - Rio de Janeiro (RJ) - Eduardo Campos e Marina Silva participam de encontro com o Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta
Foto: Coligaçaõ Unidos pelo Brasil
4 de 13
11 de Agosto - São Paulo (SP) - Dilma Rousseff discursou em São Paulo para estudantes ao lado do candidato petista ao governo do estado, Alexandre Padilha.
Foto: Ricardo Matsukawa
5 de 13
11 de Agosto - São Paulo (SP) - Eduardo Campos participa de debate ao vivo no portal G1, em São Paulo.
Foto: Unidos pelo Brasil
6 de 13
10 de Agosto - Rio de Janeiro (RJ) - Aécio Neves e sua esposa Letícia Weber deixam a maternidade com o pequeno Bernardo. Os gêmeos Julia e Bernardo nasceram prematuros no dia 7 de junho
Foto: Cesar Duarte
7 de 13
10 de Agosto - Brasília (DF) - Dilma Rousseff em encontro com jornalistas no Palácio da Alvorada
Foto: Ichiro Guerra
8 de 13
09 de Agosto - Manaus (AM) - Aécio Neves conversa com índios durante visita à comunidade ribeirinha Julião, no Amazonas. Ele cumpriu ainda agenda em Manaus
Foto: Igo Estrela
9 de 13
09 de Agosto - Osasco (SP) - Dilma Rousseff participa da caminhada e carreata em Osasco, interior de São Paulo, ao lado do candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha
Foto: Ichiro Guerra
10 de 13
09 de Agosto - Patos (PB) - Eduardo Campos participa de encontro com prefeitos na cidade de Patos, na Paraíba
Foto: Coligação Unidos pelo Brasil
11 de 13
08 de Agosto - Botucatu (SP) - Aécio Neves durante visita ao Centro de Referência de Dependentes Químicos de Botucatu (SP), acompanhado do governador e candidato à reeleição Geraldo Alckmin
Foto: Marcos Fernandes
12 de 13
08 de Agosto - Iturama (MG) - Dilma Rousseff durante Visita ao lote 5 da Ferrovia Norte-Sul
Foto: Ichiro Guerra
13 de 13
08 de Agosto - Arapiraca (AL) - Eduardo Campos ganha bolo de aniversário antecipado - dois dias antes - durante ato de campanha
Foto: Coligação Unidos pelo Brasil
(Reportagem de Eduardo Simões)
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.