O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) vai assumir o comando do Conselho de ética do Senado, responsável por julgar a conduta dos congressitas. João Alberto é aliado do presidente da Casa, Renan Calheiros, e vai ocupar o cargo pela quinta vez. Entre seus trabalhos na função, destaca-se o arquivamento do processo contra Jader Barbalho (PMDB-PA), que em 2001 renunciou ao mandato para escapar da cassação. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o jornal, informações de bastidores apontam que parte da bancada admite que a escolha visa a blindar Renan, que estaria na lista dos políticos citados na Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção dento da Petrobras.
Os nomes devem ser revelados quando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, oferecer denúncia contra o núcleo político da Lava Jato.
O líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), negou qualquer manobra neste sentido. "A presidência do conselho cabe ao PMDB por ser a maior bancada." João Alberto deve assumir o cargo após o Carnaval.