A 1ª Turma do STF aceitou por unanimidade denúncia da PGR, tornando Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe. Políticos e críticos comemoraram a decisão histórica como um marco da democracia no Brasil.
Aliados do governo Lula comemoraram a decisão da primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou Bolsonaro e mais sete aliados do ex-presidente réus por tentativa de golpe de Estado nesta quarta-feira, 26. Nas redes sociais, deputados, partidos, entre outros críticos de Bolsonaro se manifestaram.
O Partido dos Trabalhadores (PT) transmitiu ao vivo as sessões do STF de terça e quarta-feira, 25 e 26, e no X, antigo Twitter, fez comentários no perfil oficial em comemoração à decisão que tornou Bolsonaro réu.
Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e deputada federal pelo PT, comentou a decisão. “Hoje a Justiça falou e tornou réus, por unanimidade da Turma do STF, os comandantes da tentativa de golpe contra a democracia no Brasil. É muito significativo que esta decisão tenha sido tomada à luz dos fatos apresentados na denúncia da PGR, no curso do devido processo legal, com garantia ampla do direito de defesa aos acusados. Tudo transcorrido no estado democrático de direito que os réus tentaram abolir”, escreveu no X.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A líder da Bancada do PSOL na Câmara, Talíria Petrone, usou a rede social para destacar os motivos pelos quais acredita que a decisão é digna de comemorações. “Não é só sobre o 8 de janeiro. Defendemos a prisão de Bolsonaro porque achamos que o Brasil precisa de futuro. Sem democracia não existe futuro”.
Veja outras reações a seguir:
Hoje a Justiça falou e tornou réus, por unanimidade da Turma do STF, os comandantes da tentativa de golpe contra a democracia no Brasil. É muito significativo que esta decisão tenha sido tomada à luz dos fatos apresentados na denúncia da PGR, no curso do devido processo legal,…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 26, 2025
O STF já tem maioria para tornar Bolsonaro réu. Sim, merecemos comemorar. Afinal, Bolsonaro deixou mais de meio milhão de pessoas morrerem sem a vacina da covid, Bolsonaro passou uma vida como deputado e depois como presidente elogiando a ditadura militar e homenageando… pic.twitter.com/Sq070CWbYR
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) March 26, 2025
BOLSONARO É RÉU
26 de março será lembrado nos livros de História.
EU ACHO É POUCO pic.twitter.com/2qeYkoigE5
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 26, 2025
🤣🤣🤣🤣🤣 pic.twitter.com/ItZNINIesN
— André Janones (@AndreJanonesMG) March 26, 2025
🚨 POR UNANIMIDADE, BOLSONARO É RÉU!
O Ministro Cristiano Zanin acaba de votar a favor do recebimento da denúncia da PGR.
Com isso, a decisão para tornar Bolsonaro e seus aliados golpistas réus é UNÂNIME na Primeira Turma do STF.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) March 26, 2025
🚨🚨 POR UNANIMIDADE, BOLSONARO E SUA QUADRILHA SE TORNAM RÉUS!!!!! #SemAnistia #BolsonaroPreso pic.twitter.com/0Wu0i8oEKj
— PT Brasil (@ptbrasil) March 26, 2025
Urgente: Supremo Tribunal Federa acaba de formar maioria para tornar Jair Bolsonaro e sua tropa de golpistas réus. Grande dia! pic.twitter.com/b8wwCipmcV
— Laura Sito (@laurasito) March 26, 2025
Bolsonaro agora é réu! O STF aceitou a denúncia contra o ex-presidente e ele vai ter que responder judicialmente por tentativa de golpe de Estado. E sim, a tentativa é crime — se tivesse conseguido, talvez nem houvesse mais STF para julgá-lo. É hora da Justiça ser feita e…
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) March 26, 2025