Aliados do governo Lula reagem à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu

Parlamentares comemoraram a decisão da 1ª Turma do STF sobre envolvidos em trama golpista

26 mar 2025 - 14h22
(atualizado às 14h36)
Resumo
A 1ª Turma do STF aceitou por unanimidade denúncia da PGR, tornando Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe. Políticos e críticos comemoraram a decisão histórica como um marco da democracia no Brasil.
Jair Bolsonaro (PL)
Jair Bolsonaro (PL)
Foto: MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Aliados do governo Lula comemoraram a decisão da primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou Bolsonaro e mais sete aliados do ex-presidente réus por tentativa de golpe de Estado nesta quarta-feira, 26. Nas redes sociais, deputados, partidos, entre outros críticos de Bolsonaro se manifestaram.

O Partido dos Trabalhadores (PT) transmitiu ao vivo as sessões do STF de terça e quarta-feira, 25 e 26, e no X, antigo Twitter, fez comentários no perfil oficial em comemoração à decisão que tornou Bolsonaro réu.

Publicidade

Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e deputada federal pelo PT, comentou a decisão. “Hoje a Justiça falou e tornou réus, por unanimidade da Turma do STF, os comandantes da tentativa de golpe contra a democracia no Brasil. É muito significativo que esta decisão tenha sido tomada à luz dos fatos apresentados na denúncia da PGR, no curso do devido processo legal, com garantia ampla do direito de defesa aos acusados. Tudo transcorrido no estado democrático de direito que os réus tentaram abolir”, escreveu no X.

A líder da Bancada do PSOL na Câmara, Talíria Petrone, usou a rede social para destacar os motivos pelos quais acredita que a decisão é digna de comemorações. “Não é só sobre o 8 de janeiro. Defendemos a prisão de Bolsonaro porque achamos que o Brasil precisa de futuro. Sem democracia não existe futuro”. 

Veja outras reações a seguir:

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se