Alvo da operação Lesa Pátria, Jordy é citado em livro sobre extrema-direita e fake news

Deputado é mencionado no livro 'Engenheiro do Caos' como alguém que soube se aproveitar do algoritmo do YouTube para ascender politicamente

19 jan 2024 - 10h58
(atualizado às 11h54)
Resumo
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) foi alvo de operação policial e já foi mencionado no best-seller 'Engenheiro do Caos', do cientista político franco-italiano Giuliano Da Empoli. O livro revela o uso de algoritmos para disseminar notícias falsas e teorias da conspiração, influenciando nas eleições.
Carlos Jordy é um dos alvos da PF
Carlos Jordy é um dos alvos da PF
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Alvo da operação Lesa Pátria nessa quinta-feira, 18, sob suspeita de orientar um grupo na organização dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) já foi mencionado no livro best-seller Engenheiro do Caos, do cientista político franco-italiano Giuliano Da Empoli.

A obra, já mencionada por diversos políticos brasileiros, revela como os algoritmos estão sendo utilizados no cenário político para disseminar notícias falsas e teorias da conspiração, influenciando, desse forma, os resultados eleitorais.

Publicidade

No livro, Empoli menciona o político de Niterói como alguém que soube se aproveitar do algoritmo do YouTube para sua ascensão política. Na avaliação do cientista político, a plataforma fornece conteúdo sem passar por filtros de veracidade ou checagem.

Jordy é descrito como um "fisiculturista coberto de tatuagens que deve a sua popularidade, e sua cadeira no Congresso, a uma série de vídeos denunciando um complô de professores de esquerda para espalhar o comunismo nas escolas".

Além de Jordy, o ex-presidente Jair Bolsonaro também é citado no livro como um exemplo de líder populista de extrema direita na América do Sul.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações