Anonymous divulga dados de vereador que atacou mendigos em discurso

30 out 2013 - 20h00
(atualizado às 20h04)

O grupo Anonymous Brasil divulgou na terça-feira em sua página na internet os dados pessoais do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), de Piraí, município da região sul do Rio de Janeiro. O parlamentar disse, em um discurso na Câmara Municipal, que morador de rua deveria “virar ração para peixe”. As informações do vereador continuavam na rede nesta quarta-feira.

Politicamente incorretos: veja frases polêmicas de políticos brasileiros

Publicidade

Segundo os ativistas hackers, essa “não é a atitude que nós cidadãos queremos de pessoas que deveriam nos representar na política”, e, por isso, os dados do vereador foram expostos. O grupo divulgou nome completo, data de nascimento, CPF, signo, telefones, endereços e as empresas nas quais Russo tem participação.

Um vídeo com o discurso do vereador foi postado no Youtube na última sexta-feira. A frase polêmica foi dita durante sessão ordinária do dia 8 de outubro, após os vereadores assistirem a uma apresentação que comemorava os 25 anos da Constituição de 1988. "Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho que deveria até virar ração para peixe. Porque fica a gente trabalhando igual um maluco para esses caras. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar. Eu preciso trabalhar, eu levanto cedo para trabalhar, por que mendigo tem que votar?", questionou.

O vídeo com as declarações do vereador causou revolta. Ontem, Russo se desculpou pelo discurso. O pedido de desculpas, no entanto, não impediu que dezenas de pessoas fizessem uma manifestação na cidade. No protesto, organizado pelas redes sociais, várias pessoas se vestiram de moradores de rua e exibiam cartazes em repúdio às palavras do vereador. Um telão foi montado na praça da cidade, exibindo continuamente a declaração de Russo e relatos de moradores e ex-mroadores de rua. 

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações