Uma nova pesquisa do Datafolha aponta que a aprovação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) subiu em relação ao mês anterior, passando de boa ou ótima com 15% em julho, para 22%, devido à instalação de um sistema de ciclovias na cidade. Publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, a análise mostra crescimento do mandatário paulistano pela primeira vez desde as manifestações em julho de 2013.
O índice de reprovação (ruim ou péssimo) do prefeito teve uma queda acentuada, de 47% para 28%. A nota da gestão Haddad passou de 4,1 para 5,2. Novamente, a primeira nota acima de 5 desde os protestos de 2013. A pesquisa ainda aponta que 80% dos paulistanos são a favor da implantação da rede de ciclovias e 60% acreditam que este é um meio de transporte viável para o cotidiano da cidade.
Moradores e comerciantes de Higienópolis, área nobre de São Paulo, divergem sobre a implantação de ciclovias em ruas do bairro --como a rua Piauí, na foto, nas imediações da Praça Buenos Aires
Foto: Janaina Garcia
2 de 8
Moradores e comerciantes de Higienópolis, área nobre de São Paulo, divergem sobre a implantação de ciclovias em ruas do bairro. Na foto, a desenhista Juliane Guimarães, 50, e a filha, a universitária Luiza Miranda, 19, moradoras do bairro
Foto: Janaina Garcia
3 de 8
Moradores e comerciantes de Higienópolis, área nobre de São Paulo, divergem sobre a implantação de ciclovias em ruas do bairro. Na foto, o vendedor Mário Éder dos Santos, 30
Foto: Janaina Garcia
4 de 8
Moradores e comerciantes de Higienópolis, área nobre de São Paulo, divergem sobre a implantação de ciclovias em ruas do bairro. Na foto, a aposentada Mitiko Hiraoka, 59
Foto: Janaina Garcia
5 de 8
Moradores e comerciantes de Higienópolis, área nobre de São Paulo, divergem sobre a implantação de ciclovias em ruas do bairro. Na foto, o zelador João Vicente Filho, 45
Foto: Janaina Garcia
6 de 8
Moradores e comerciantes de Higienópolis, área nobre de São Paulo, divergem sobre a implantação de ciclovias em ruas do bairro. Na foto, mãe e filha: a aposentada Marly Santos, 68, e a designer Sílvia Nastari, 33
Foto: Janaina Garcia
7 de 8
Moradores e comerciantes de Higienópolis, área nobre de São Paulo, divergem sobre a implantação de ciclovias em ruas do bairro. Na foto, a vendedora Maria Leite, 66, com o abaixo-assinado que pede a retirada das faixas vermelhas
Foto: Janaina Garcia
8 de 8
Moradores e comerciantes de Higienópolis, área nobre de São Paulo, divergem sobre a implantação de ciclovias em ruas do bairro
Foto: Janaina Garcia
Entre os usuários de ônibus, 91% dos paulistanos são a favor das linhas exclusivas de ônibus – foram criados 358 km em 2013 –e para 71% o trânsito melhorou. Haddad ainda possui alta taxa de rejeição entre os motoristas de carro, 32% avaliaram seu governo como péssimo ou ruim.
O Datafolha entrevistou 1.121 pessoas acima de 16 entre os dias 16 e 17 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais.