O governo Argentino entregou nesta quarta-feira, 19, ao Brasil a lista de brasileiros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro que ingressaram no país e são considerados foragidos da Justiça.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O documento com os dados dos brasileiros já foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O governo brasileiro tenta descobrir o paradeiro de 143 condenados por participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro.
Segundo a CNN Brasil, aproximadamente 60 pessoas procuradas pela Justiça brasileira entraram na Argentina, sendo que 10 já deixaram o país. Os dados são os primeiros a serem repassados oficialmente pelo país vizinho ao Brasil. Agora, a Polícia Federal (PF) passa a preparar os procedimentos para solicitar a extradição dos foragidos.
Autoridades também não descartam que o número de foragidos brasileiros na Argentina seja maior, já que os dados refletem apenas a entrada legal de cidadãos nacionais.
Os foragidos teriam procurado a Argentina pela vinculação ideológica com o presidente Javier Milei e pelas facilidades de ingresso - os cidadãos brasileiros não precisam de passaporte, podem usar apenas o RG, e podem ingressar por via terrestre, aérea ou marítima.