Às vésperas da posse de Trump, Itamaraty alerta sobre deportação em massa

Governo brasileiro e países americanos demonstraram “séria preocupação” com o tema

19 jan 2025 - 11h18
(atualizado às 11h39)
Palácio dos Arcos, localizado em Brasília, mais conhecido como "Palácio Itamaraty".
Palácio dos Arcos, localizado em Brasília, mais conhecido como "Palácio Itamaraty".
Foto: Divulgação

O Ministério das Relações Exteriores alertou sobre a possibilidade de deportações em massa às vésperas da posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A posse está marcada para esta segunda-feira, 20, e na terça-feira, 21, uma grande operação contra imigrantes ilegais está prevista para acontecer.

O alerta foi emitido após uma reunião com o México, Belize, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Panamá e Venezuela. 

Publicidade

De acordo com o governo brasileiro, todos os países demonstraram “séria preocupação” com o tema. O texto, no entanto, não cita os Estados Unidos diretamente. 

A deportação em massa é uma das promessas de campanha de Trump. O presidente eleito promete fazer neste mandato a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos. Com cerca de 20 milhões de imigrantes no país, o presidente planeja deportar um número significativo deles nos primeiros anos de governo.

Os primeiros alvos do governo do republicano serão imigrantes com antecedentes criminais na cidade de Chicago. Ainda como política contra imigrantes, o presidente pretende enviar tropas para as fronteiras e retomar a construção do muro entre Estados Unidos e México.

Agentes dos Estados Unidos colocaram -- nessa sexta-feira, 17 -- arame farpado nos cruzamentos fronteiriços com a mexicana Ciudad Juárez (norte) e realizaram exercícios de segurança antes da posse presidencial.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações