Barrado de ir à posse de Trump, Bolsonaro critica Moraes: 'Posso fugir agora'

Ex-presidente acusa ministro do STF de abuso de poder após proibição de viagem aos EUA

20 jan 2025 - 19h23
(atualizado às 21h26)
Bolsonaro afirma que foi formalmente convidado à posse
Bolsonaro afirma que foi formalmente convidado à posse
Foto: Mais Goiás

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter sua participação na posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, barrada pelo magistrado. Em entrevista ao canal AuriVerde Brasil, no YouTube, Bolsonaro afirmou que Moraes concentra poder.

"Um juiz que é o dono de tudo aqui no Brasil. É o dono da sua liberdade. Ele abre inquérito, ele te ouve, ouve o delator. Ele é o promotor, ele é o julgador, ele encaminha o seu juiz para fazer paz de audiência de custódia, tudo ele! Tira teu passaporte. Ele pode fugir. Eu posso fugir agora. Qualquer um pode fugir", declarou o ex-presidente.

Publicidade

Na última quinta-feira, 16, Moraes negou o pedido de Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos, justificando a decisão com base no risco de fuga, dado o indiciamento do ex-presidente em investigações como a da suposta trama golpista de 2022. Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira, 20, que havia sido formalmente convidado para o evento em Washington.

"Eu fui convidado. Toda a imprensa do mundo todo divulgou isso aí. Como a imprensa do mundo todo está divulgando que eu fui proibido de ir para lá por causa de uma decisão de um juiz", disse Bolsonaro.

Na decisão da semana passada, Moraes destacou que não foram apresentados documentos que comprovassem a autenticidade do convite feito por Trump para a cerimônia. Além disso, o magistrado citou o histórico de declarações públicas de Bolsonaro, nas quais o ex-presidente defendeu a fuga de condenados, como fator adicional para barrar a viagem.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se