Bolsonaristas apoiam Musk após críticas feitas pelo dono do X a Moraes

Bilionário acusou o ministro do STF Alexandre de Moraes de 'censura'

7 abr 2024 - 14h23
(atualizado às 14h59)
Resumo
Elon Musk, CEO da Tesla e da rede social X, recebeu apoio de parlamentares bolsonaristas nas críticas contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Musk denunciou suposta censura e perseguição política do Judiciário brasileiro, sendo reforçado por documentos conhecidos como "Twitter Files".
As alegações de Musk ocorrem dias após a liberação dos chamados "Twitter Files" envolvendo o Brasil.
As alegações de Musk ocorrem dias após a liberação dos chamados "Twitter Files" envolvendo o Brasil.
Foto: Reprodução/Getty Images

Elon Musk, dono da Tesla e da rede social X (antigo Twitter), recebeu apoio de parlamentares bolsonaristas em suas críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No sábado, 6, e neste domingo, 7, o bilionário fez uma série de postagens questionando o ministro do STF

No sábado, 6, em uma publicação em que Moraes parabenizava o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pelo seu cargo, em 11 de janeiro, Musk questionou o motivo de 'tanta censura no Brasil'. Musk denunciou uma suposta "censura agressiva" que "viola a lei e a vontade do povo brasileiro". Neste domingo, 7, Musk afirmou que Moraes deveria renunciar ou sofrer impeachment

Publicidade

Sobre o comentário do sábado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o caso Daniel Silveira seria um dos exemplos. E disse que está preparando um requerimento para promover uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados sobre o "Twitter Files Brasil e censura", com a participação de um representante do X.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também se posicionou sobre o assunto. "Histeria total na esquerda. @elonmusk keep going [continuei, em tradução livre]", publicou o parlamentar no X. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) repostou a mensagem de Elon Musk com um emoji de anjo.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) fez uma postagem no X dizendo que "o grande trabalho jornalístico de @shellenberger sobre os Twitter Files-Brasil revelaram a censura e perseguição a 1 espectro político. @elonmusk expôs, ao mundo, os abusos, multas e banimentos impostos por @alexandre e irá suspender todas as restrições. E a mídia brasileira calada."

Twitter Files Brazil

As alegações de Musk ocorrem dias após a liberação dos chamados Twitter Files envolvendo o Brasil. Os documentos, até então restritos, incluem troca de e-mails entre autoridades brasileiras e diretores do antigo Twitter nos últimos anos, antes de Musk comprar o X em 2022. As mensagens foram repassadas pela rede a jornalistas e, nesta semana, o jornalista dos EUA Michael Shellenberger publicou uma série de tuítes na qual disseca o conteúdo.

Publicidade

As publicações feitas por Shellenberger reforçam a narrativa de Musk de que determinações judiciais solicitando a remoção de conteúdos em investigações criminais sobre disseminação de fake news ou desinformação a respeito de eleições ou da pandemia de covid-19, por exemplo, assim como a solicitação de dados e imposição de restrições de contas relacionadas a tais publicações, configurariam censura e perseguição política por parte da Justiça brasileira.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se