Bolsonaristas nas redes sociais têm resgatado um vídeo do ano passado para apontar o que seria uma suposta 'doutrinação' do governo Lula (PT) na educação.
O vídeo utilizado é de uma mãe que aponta o que seria um viés político na ilustração de um livro didático de uma rede privada de ensino.
Nas imagens, a mulher diz que dois meninos no desenho estão 'fazendo o L' e acrescenta que um deles 'está com uma camiseta vermelha', o que seria um agravante. A cor é ligada ao PT e outros partidos de esquerda.
Em comentários nas novas publicações, bolsonaristas têm enxergado a cena como exemplo de "doutrinação política" e "impregnação do comunismo". Por outro lado, muitas pessoas reagiram ao fato com deboche e lamentações pela interpretação dada pela mulher no vídeo.
A repercussão fez com que o Colégio Objetivo divulgasse novamente um comunicado nesta sexta-feira, 24, em que afirma que a ilustração data de 2015, que foi apenas replicada nos materiais dos anos seguintes e que refere-se unicamente a conceitos matemáticos.
Leia na íntegra a nota enviada ao Terra pelo Colégio Objetivo:
O Sistema Objetivo de Ensino segue rigorosamente todas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material, de todos os níveis, é constantemente atualizado, em atendimento às necessidades da educação brasileira.
Além disso, devido a mudança de fatos, de conceitos, de questões vestibulares, entre outros fatores, a equipe de professores do Objetivo não mede esforços para renovar o material, ano a ano, série por série.
O Sistema Objetivo de Ensino possui editora própria. A nossa preocupação com o que é oferecido aos alunos é tão grande que estamos nos preparando para lançar o material com especificidades regionais, com questões diretamente relacionadas aos problemas e às soluções encontradas pelos estudantes na região em que vivem. É algo inédito, já que, devido a equipamentos gráficos até então existentes, isso ficava mais difícil de acontecer.
A preocupação e o cuidado com o que oferecemos existe desde que o Objetivo trabalha com Educação, processo iniciado em dezembro de 1965. O material didático é, e sempre foi, preparado por pessoas comprometidas com o ensino e a formação de crianças e jovens.
É preciso destacar que a ilustração do material didático dos primeiros anos do Ensino Fundamental, compartilhada nas redes sociais, refere-se unicamente a conceitos matemáticos. Ela foi criada em 2015, para ser impressa no material didático de 2016. A ilustração foi republicada, ao longo do tempo, nos cadernos seguintes, até maio de 2022.
Como o vídeo com a imagem de uma criança foi divulgado nas redes sociais, em novembro de 2022, nós já havíamos explicado que a ilustração é antiga.
Além disso, revisamos novamente todo o material, com a intenção de que mais nenhuma página seja retirada dos nossos cadernos e utilizada para outros fins que o não o didático, o educacional.