O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que intercedeu pela saída de brasileiros de Gaza junto ao Governo de Israel. O ex-Chefe do Executivo explicou à emissora CNN, nesta quinta-feira, 9, que os pedidos de ajuda aconteceram em conversas com Yossi Shelley, assessor do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
O pedido, afirma Bolsonaro, envolve os brasileiros que aguardam pela evacuação no Sul da Faixa de Gaza desde o começo do conflito entre o Hamas e Israel. Eles esperam por autorização do Egito para deixar o território palestino pela passagem de Rafah.
A conversa ocorreu há três dias, disse o ex-presidente. “Conversei com o assessor especial do Benjamin Netanyahu e ex-embaixador do Brasil e pedi um apoio para a liberação dos brasileiros. Yossi me relatou que não há nenhuma medida restritiva, não há nenhum empecilho por parte do governo de Israel. Israel concordou que os brasileiros têm que sair da região, seja por Israel ou pelo Egito”, explicou à emissora.
Um grupo de 34 pessoas, 24 brasileiros e 10 familiares próximos de origem palestina, aguardam há semanas para deixar a Faixa de Gaza, que segue sendo bombardeada por Israel em um conflito que se estende há mais de um mês.
Atualmente eles seguem divididos em dois grupos: 18 estão em Rafah, onde fica a fronteira de Gaza com o Egito, e 16 em Khan Younes.
Equipes da embaixada no Egito já estariam a caminho da fronteira para resgatar brasileiros. O governo brasileiro foi autorizado a pousar em Al Arish, cidade egípcia a 53 km de Gaza. A expectativa é que o grupo desembarque no Brasil até domingo.