O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez ataques contundentes ao atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegando a chamá-lo de "analfabeto" e "jumento". As declarações foram feitas durante um evento político realizado nesta terça-feira, 25, em São Paulo.
"A quem interessa eu ou um entreguista na Presidência da República? Um analfabeto. Um jumento por que não dizer assim", disse Bolsonaro em discurso na Câmara Municipal de São Paulo.
Em outro momento, o ex-presidente manifestou descontentamento com sua condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e expressou que seu eventual retorno ao Palácio do Planalto é visto por ele como uma 'missão'
"Triste um país que pune um político não pelos seus erros ou defeitos, mas por suas virtudes. Vontade de ser presidente novamente? Eu queria ir para a praia, mas entendo que é uma missão", disparou.
Bolsonaro foi condenado à inelegibilidade por um período de 8 anos devido a declarações falsas e ataques ao sistema eleitoral, o que o torna elegível apenas para as eleições presidenciais de 2030.
O ex-presidente também criticou a Comissão da Verdade, alegando que o colegiado omitiu os crimes da ditadura militar.
"Que porra de verdade é essa que não começa investigando o Celso Daniel [prefeito petista assassinado em Santo André]? É uma esquerda que não quer o bem do país. Qualquer um pode ser preso hoje por nada. [...] Vai pra ponta da praia. Tudo é estado democrático de direito", disse.
O evento marcou a filiação ao PL do vereador Fernando Holiday, que já passou por sua quinta legenda desde que ingressou na vida pública ao ser eleito para a Câmara Municipal de São Paulo em 2016.