O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro informou ter recebido uma mensagem do presidente Jair Bolsonaro em que ele cobrava a substituição do superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Carlos Henrique de Oliveira, segundo íntegra do depoimento prestado por Moro e obtido pela Reuters nesta terça-feira.
"Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro", informou Moro no depoimento prestado no sábado em Curitiba, dizendo que a mensagem por Whatsapp tinha "mais ou menos" este teor.
A declaração de Moro foi dada no âmbito da investigação sobre pronunciamento em que o ex-juiz acusou Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal, que tramita perante o Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-ministro esclareceu no depoimento que não nomeou e não era consultado sobre as escolhas dos superintendentes da PF. Disse que essa escolha cabia exclusivamente ao então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, e destacou que nem sequer indicou o superintendente da PF do Paraná, Estado de origem dele.
A Procuradoria-Geral da República informou nesta terça-feira que vai investigar, no âmbito do STF, a troca do comando da PF no Rio. Nesta manhã, em entrevista a jornalistas, Bolsonaro confirmou a troca do superintendente da PF naquele Estado.