O Partido Liberal (PL) confirmou nesta segunda-feira, 27, que o ex-presidente Jair Bolsonaro será presidente de honra da legenda após retornar ao Brasil. O antigo chefe do Executivo deixou o País em 30 de dezembro do ano passado e está nos Estados Unidos há cerca de 3 meses.
De acordo com a assessoria de comunicação do partido, o convite para o cargo de honra foi feito pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Ainda segundo a assessoria, o ex-presidente já aceitou o convite.
Para exercer o cargo de honra, o ex-presidente receberá o mesmo salário de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Atualmente, os magistrados da Corte recebem R$ 39.293,32. Em 1º de abril, o valor passará para R$ 41.650,92, de acordo com o reajuste de 18%.
Bolsonaro se filiou à legenda em novembro de 2021. Antes de se filiar ao PL, o ex-presidente estava há 2 anos sem legenda. Em 2018, ele foi eleito pelo PSL, mas deixou o partido em 2019, após divergências com dirigentes da legenda.
O retorno do ex-presidente está previsto para esta quinta-feira, 30. Até o momento, não há previsão de evento ou agenda dele no Brasil.