Bolsonaro silencia após denúncias e foca em voto impresso

Presidente ainda não se manifestou sobre as acusações de pagamento de propina para compra de vacinas contra a covid-19

30 jun 2021 - 10h29
(atualizado às 10h45)

Em meio à série de crises do governo federal, com acusações de corrupção na negociação de compra de vacinas, o presidente Jair Bolsonaro manteve o silêncio e optou por publicar, em sua conta no Twitter, um vídeo que explica o funcionamento do sistema de voto impresso. A pauta é defendida quase diariamente pelo chefe do Executivo. A animação, com 45 segundos de duração, ressalta que o mecanismo serviria apenas como redundância do voto eletrônico. "Em nenhum momento, você (eleitor) tem acesso à cédula impressa, que vai direto para a urna lacrada", informa.

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto
22/06/2021 
REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 22/06/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

De acordo com o vídeo, a implementação do novo modelo permitiria a recontagem manual das cédulas e não tornaria a apuração dos votos mais lenta e permitiria a recontagem manual das cédulas. "Com o voto impresso auditável, as provas materiais da vontade soberana e conferida por cada eleitor podem ser contadas", diz a narração. Na verdade, o atual sistema das urnas eletrônicas já é auditável.

Publicidade

Enquanto isso, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid avança com as investigações das suspeitas de prevaricação de Bolsonaro em relação às denúncias de irregularidades na aquisição de vacinas, entre outros possíveis crimes.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações