Brasil e Paraguai assinaram nesta terça-feira na cidade de Foz do Iguaçu vários acordos em matéria esportiva que incluem medidas para melhorar a participação dos países nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e seu colega paraguaio, Victor Pecci, participaram de dois dias de reuniões técnicas na central de Itaipu, compartilhada por ambos países, para analisar medidas que ajudem a preparar os atletas que participarão dos Jogos.
A previsão é que a cooperação entre os países ocorra em três níveis diferentes: projetos conjuntos desenvolvidos pelas próprias confederações esportivas, capacitação na área de medicina esportiva e incentivos a publicações que outorguem valor ao esporte e à integração.
Uma das medidas anunciadas após a reunião é a possibilidade que atletas paraguaios participem das competições brasileiras, e vice-versa, segundo informou a Agência Brasil.
Pecci destacou o nível das infraestruturas brasileiras e de seus treinadores em muitas modalidades esportivas, o que, segundo sua opinião, poderá ajudar na capacitação dos paraguaios.
"Para nós este acordo é muito importante. Necessitamos da experiência do Brasil para desenvolver o esporte em nosso país", comentou o ministro paraguaio, que foi tenista profissional e chegou a disputar uma final do torneio de Roland Garros.
As discussões sobre uma cooperação binacional para o desenvolvimento do esporte no Paraguai são debatidas entre ambos países desde 2012.