O Ministério das Relações Exteriores informou neste domingo que vai averiguar as "circunstâncias" nas quais o senador boliviano Roger Pinto ingressou no Brasil. O político, que estava refugiado na embaixada brasileira em La Paz desde o dia 28 de maio de 2012, foi recebido na madrugada no Aeroporto Internacional em Brasília pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Ricardo Ferraço (PMDB).
De acordo com comunicado oficial do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores abrirá inquérito e tomará as medidas administrativas e disciplinares cabíveis a respeito. Além disso, o encarregado de negócios do Brasil em La Paz, ministro Eduardo Saboia, está sendo chamado a Brasília para esclarecimentos sobre o ingresso de Pinto no País.
O senador Pinto pediu asilo na embaixada do Brasil no dia 28 de maio de 2012, alegando perseguição política após apresentar denúncias de corrupção contra o governo do presidente Evo Morales. O parlamentar precisava de um salvo-conduto para deixar o país, o que era negado pelas autoridades bolivianas, que alegavam que o parlamentar responde a processos judiciais na Bolívia.
Com informações da EFE e da Agência Brasil.