As câmeras de segurança do Palácio do Planalto captaram os passos do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, no dia da invasão por golpistas em 8 de janeiro. Trechos das imagens mostram o general do Exército surpreso ao encontrar os extremistas no terceiro andar do Planalto
Ainda com análises do Estadão, Dias se mostrou ''atônito ao ver os estragos na portaria principal do prédio'.
Uma das primeiras imagens foi registrada às 16h19, dentro do elevador privativo de ministros. Dias parece se surpreender ao avistar os extremistas, não sai do elevador e aperta o botão do térreo.
Um minuto depois, já no piso térreo do Planalto, Gonçalves Dias sai pela porta principal do palácio, em direção ao exterior do prédio.
Após sair do prédio, Dias caminha sozinho por cerca de 2 minutos e volta para o Planalto e reaparece às 16h29 no terceiro andar. Dois minutos depois, o militar e outros integrantes do GSI indicam a saída para golpistas vestidos de verde e amarelo.
Outros trechos dos vídeos mostram ainda Gonçalves Dias acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma vistoria no Planalto, às 21h26.
*Com informações do Estadão