Camilo Santana será o ministro da Educação, define Lula; Izolda fica na secretaria do ensino básico

Anúncio deve sair esta semana, decisão foi tomada em reunião em Brasília nesta segunda

20 dez 2022 - 08h57
(atualizado às 09h06)
Foto: José Cruz/Agência Brasil) / Estadão

O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT), de 54 anos, será o ministro da Educação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A escolha, adiantada pelo Estadão, foi decidida em reunião nesta segunda-feira, 19, à noite em Brasília. Estavam presentes o presidente eleito, o vice Geraldo Alckmin (PSB), o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o governador eleito do Ceará, Elmado de Freitas (PT), e também a atual governadora Izolda Cela (sem partido).

Publicidade

Cotada desde a eleição de Lula para vaga e uma maiores das responsáveis pelo êxito das escolas públicas cearenses, Izolda vai assumir a Secretaria da Educação Básica no MEC. O anúncio deve sair ainda esta semana.

O nome de Izolda, que era do PDT e deixou o partido este ano, não agradou uma ala do PT. Sua ligação com fundações privadas que apoiam a educação também passou a ser questionada pelo fogo amigo. Segundos fontes, Lula queria Camilo no ministério e o cearense preferia o Desenvolvimento Regional, mas não havia espaço para dois do Ceará.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações