Candidato a vereador mais votado não é eleito em cidade do Paraná

Dr. Odarlone teve mais votos individuais, mas partido não atingiu quociente eleitoral; médico agradeceu os votos que recebeu em Apucarana e afirmou que continua na política

8 out 2024 - 12h05

O médico Dr. Odarlone (PT) foi o candidato a vereador mais votado da cidade de Apucarana (PR) com 2.407 votos, mas não foi eleito. No município, o Partido dos Trabalhadores (PT) não alcançou o quociente eleitoral para ter direito a uma das 11 cadeiras da Câmara Municipal. Em suas redes sociais, o médico agradeceu os votos e disse que continua na política.

Esse caso é possível pelo fato de a eleição para o Legislativo ser proporcional. Os candidatos só são eleitos se os respectivos partidos conquistarem cadeiras nas Casas. No caso de Apucarana, onde a Câmara tem 11 cadeiras e houve 65.509 votos válidos, o quociente eleitoral foi de 5.955 votos por vaga.

Publicidade

Assim, a cada 5.955 votos que um partido recebesse, teria direito a uma cadeira na Casa. Então, o mais votado da legenda assumiria essa vaga. O PT teve 4.428 votos e não conseguiu se enquadrar no critério.

No Instagram, Dr. Odarlone publicou um vídeo agradecendo os votos e reafirmando que não desiste da vida política. Na manhã desta terça-feira, 8, postou um story (publicação que expira em 24 horas) onde se coloca à disposição da população. O médico também compartilhou fotos de presentes e cartas que recebeu parabenizando-o pela votação.

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações