Candidato do PL vence no 'ninho do PT' e Bolsonaro celebra: 'Varremos de Araraquara'

Ex-presidente enviou a mulher, Michelle, e o filho Eduardo para ajudar na campanha; nome petista foi indicado futuro presidente da sigla e atual mandatário na cidade, Edinho Silva

6 out 2024 - 21h00

BRASÍLIA - Após mobilizar na campanha um de seus filhos e sua mulher, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu emplacar um aliado como vencedor da prefeitura de Araraquara (SP) e retirou o domínio do PT, que governava a cidade desde 2016. O resultado foi celebrado por Bolsonaro na noite deste domingo, 6. "Varremos o PT de Araraquara", disse.

O médico Dr. Lapena (PL) conquistou 49,18% dos votos válidos ante 45,16% da ex-secretária da Saúde Eliana Honain (PT), apoiada pelo atual prefeito, Edinho Silva (PT).

Publicidade
Bolsonaro celebrou vitória de seu candidato em Araraquara.
Bolsonaro celebrou vitória de seu candidato em Araraquara.
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Na semana final de campanha, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro reforçaram a campanha a visitaram a cidade para manifestar o apoio de Lapena.

Na cidade, o filho 02 de Bolsonaro elogiou Lapena e disse que ele era a pessoa certa para vencer o pleito "no ninho do PT". "Certamente é a pessoa correta para entrar no ninho do PT", disse Eduardo.

Durante a pandemia de covid-19, Araraquara foi um dos principais alvos de críticas de Bolsonaro, por ser uma das primeiras cidades que promoveram regras de isolamento social mais estritas.

"Eu inclusive sou contra as prisões administrativas (em razão das regras de isolamento social) que estão acontecendo pelo Brasil. Prendendo mulher de biquíni na praia do Recreio, prendendo em Araraquara a mulher em praça pública sozinha", disse Bolsonaro, em abril de 2020.

Publicidade

Edinho é um dos principais cotados para assumir a presidência do PT. Ele já tinha sido prefeito em Araraquara eleito em 2000 e 2004 e foi coordenador de comunicação da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações