Um dia após ter o mandato como deputado federal cassado, Deltan Dallagnol compartilhou um vídeo nas redes sociais em que atribui a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a uma "vingança de Lula". Na publicação feita nesta quarta-feira, 17, Dallagnol reuniu recortes de artigos de opinião contrários à cassação, mesclados com vídeos do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com críticas ao ex-procurador da Lava Jato.
A cassação do registro de Dallagnol ocorreu após o TSE aceitar um pedido feito pela federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV. A federação usou a Lei da Ficha Limpa para questionar a elegibilidade do deputado, já que ele era alvo de reclamações administrativas quando pediu exoneração do Ministério Público Federal, em 2021, antes de disputar as eleições no ano seguinte.
Os ministros decidiram por unanimidade pela cassação. Eles seguiram o voto do relator, Benedito Gonçalves, que sustentou que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador como "subterfúgio", na tentativa de "se esquivar da lei" e para "frustrar a incidência do regime de inelegibilidade".
Apesar da insatisfação de Deltan, especialistas e o próprio idealizador da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis, defenderam a decisão do TSE.