Datafolha: 75% dos brasileiros culpam Bolsonaro pela inflação

Governo enfrenta descontentamento até com a base aliada por causa da alta dos preços

28 mar 2022 - 09h43
(atualizado às 09h58)
Jair Bolsonaro é apontado como culpado pela alta da inflação
Jair Bolsonaro é apontado como culpado pela alta da inflação
Foto: Gabriela Biló / Estadão

O governo de Jair Bolsonaro tenta se descolar da culpa pela alta da inflação no Brasil com a justificativa que a culpa é a crise global e consequência das medidas de distanciamento social imposta pelos governadores durante a fase aguda da pandemia contra a covid-19. Porém, a estratégia não tem surtido efeito.

De acordo com levantamento do Datafolha, no total, 75% dos entrevistados culpam, ao menos em parte, as ações do governo de Jair Bolsonaro pela alta da inflação no país. A pesquisa ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades do país e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Publicidade

De acordo com o levantamento, 36% dos entrevistados atribuem muita responsabilidade ao governo --em setembro esse índice era de 41%-- e 39% atribuem um pouco de responsabilidade, enquanto na pesquisa anterior eram 34%. Outros 22% dizem que o governo não tem nenhuma responsabilidade, ante 23% anteriormente.

Pesquisa recente do instituto Ipespe mostrou que o medo da inflação vem crescendo na população, com 77% dos entrevistados reclamando que os preços "aumentaram muito" e 79% acreditando que ainda vão aumentar mais, o que pode interferir diretamente na reeleição de Bolsonaro.

A inflação fechou 2021 em 10,06%, a mais alta desde 2015, e continua subindo. O Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou um aumento de preços de 1,01% em fevereiro, o que leva a inflação de 12 meses para 10,54%.

*Com informações da Reuters

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações