O zagueiro da seleção brasileira e do Chelsea, David Luiz, foi nomeado Embaixador Internacional da Boa Vontade das Nações Unidas para sensibilizar e mobilizar os torcedores para a causa da Aids durante a Copa do Mundo do Brasil (12 de junho a 13 julho).
David Luiz, que venceu a Copa das Confederações em 2013 com a Seleção, disse que estava honrado com a distinção e que pretende usá-la "para espalhar a mensagem por todo o mundo sobre como derrotar a Aids".
De acordo com o chefe da Unaids, Michel Sidibe, David Luiz "alcançará milhões de pessoas", porque em junho, "todo mundo terá os olhos fixos no Brasil e David será uma fonte de inspiração".
"No futebol, os jogadores trabalham juntos para alcançar resultados. Devemos nos unir da mesma maneira para obter, em equipe, zero novas infecções de Aids" durante a Copa do Mundo, acrescentou.
David Luiz, de 26 anos, é titular da seleção brasileira e venceu com o Chelsea a Liga dos Campeões (2012) e a Liga Europa (2013).
Dos 35,3 milhões de pessoas que vivem com HIV em todo o mundo, cerca de 5,4 milhões têm idade entre 10 e 24 anos e muitos nem sequer sabem que têm a doença, de acordo com a Unaids. E 780.000 pessoas com idades entre 15 e 24 anos são infectadas com o vírus da Aids a cada ano.