Dilma cogita ministro do PMDB para articulação política

Padilha, de 69 anos, é gaúcho e foi deputado federal pelo PMDB

6 abr 2015 - 21h41
(atualizado às 22h31)
Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, reage durante cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, do Palácio do Planalto em Brasília 6/04/2015.
Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, reage durante cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, do Palácio do Planalto em Brasília 6/04/2015.
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A presidente Dilma Rousseff fez uma "sondagem" junto ao ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para que ele assuma a Secretaria de Relações Institucionais do governo, atualmente ocupada por Pepe Vargas, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

Dilma tem enfrentado problemas em sua relação com o Congresso Nacional, especialmente com o PMDB, e uma mudança na articulação política tem sido apontada como possível solução. Além disso, Padilha é peemedebista e ligado ao vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer.

Publicidade

Siga Terra Notícias no Twitter

De acordo com uma das fontes, que é próxima a Padilha e falou sob condição de anonimato, Dilma apenas "sondou" sobre a possibilidade de Padilha assumir o posto, e que a mudança ainda depende da anuência do PMDB.

'Teremos que racionalizar nossas despesas', afirma Dilma
Video Player

Uma outra fonte, também com conhecimento do assunto, confirmou a sondagem e disse que Temer estava reunido na noite desta segunda-feira com Padilha, com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e com o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, que também é do PMDB, possivelmente para tratar do assunto.

Procurada, a secretaria de imprensa da Presidência da República disse que "não procede a ida do ministro Padilha para a Secretaria de Relações Institucionais", e não comentou a informação sobre a sondagem.

Publicidade

Padilha, de 69 anos, é gaúcho e foi deputado federal pelo PMDB. Também foi ministro dos Transportes durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e assumiu a Secretaria de Aviação Civil em janeiro deste ano.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações