Dilma reunirá governadores para discutir ajuste de contas

Presidente também tratará com os governadores da reforma do ICMS

27 jul 2015 - 14h47

A presidente Dilma Rousseff vai se reunir com governadores de Estados de todas as regiões para discutir a governabilidade, o ajuste nas contas públicas diante das perdas de arrecadação e temas como a reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

"Há uma conjugação de interesses, uma coincidência de interesses, e essa primeira reunião deve ocorrer nesta semana", disse Eliseu Padilha (esquerda)
"Há uma conjugação de interesses, uma coincidência de interesses, e essa primeira reunião deve ocorrer nesta semana", disse Eliseu Padilha (esquerda)
Foto: Agência Brasil

De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, um dos principais articuladores políticos do governo, o encontro deve ocorrer nesta semana, mas ainda não está definido se os governadores serão recebidos em grupos, de acordo com a região, ou em uma reunião ampliada.

Publicidade

“Os governadores fizeram reuniões regionais com posições para trazer ao governo central a preocupação com a governabilidade. Por óbvio, esta é uma preocupação do poder central, do Executivo federal. Então, há uma conjugação de interesses, uma coincidência de interesses, e essa primeira reunião deve ocorrer nesta semana”, disse Padilha, em entrevista após a reunião de coordenação política desta segunda-feira (27), comandada pela presidente Dilma Rousseff.

Segundo o ministro, a iniciativa para uma reunião entre Dilma e os governadores partiu de representantes de Estados do Nordeste e foi bem recebida pelo governo. O encontro deverá reunir governadores de todas as regiões do País, independentemente dos partidos políticos aos quais sejam filiados.

“É do maior interesse do governo e é do interesses de todos os governadores, e isso se sobrepõe à questão partidária. Estamos diante de um tema que é o do interesse da nação – a nação tem interesse em ver o Brasil andar novamente no sentido do crescimento, da geração de emprego, aumentar a renda. Isso é de interesse da nação, está acima de possíveis divergências partidárias que poderiam ser alegadas em outras circunstâncias”, avaliou o ministro.

Padilha disse que a discussão da reforma do ICMS será trazida pelos governadores para a conversa com Dilma e que outros temas também poderão ser incluídos na pauta da reunião, que ainda não está fechada.

Publicidade
Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se