Lava Jato: Dirceu entra com habeas corpus para não ser preso

Petição foi protocolada na manhã desta quinta-feira no Tribunal Regional Federal da 4ª Região; ex-ministro foi citado em delação premiada

2 jul 2015 - 13h04
(atualizado às 13h06)
Advogados de Dirceu entraram com pedido de habeas corpus preventivo
Advogados de Dirceu entraram com pedido de habeas corpus preventivo
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

Os advogados do ex-ministro José Dirceu entraram com um pedido de habeas corpus preventivo nesta quinta-feira para que ele não seja preso nas investigações da Operação Lava Jato.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Publicidade

O documento foi protocolado às 10h30 no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), confirmou a assessoria de imprensa do TRF. A petição tramita em segredo de Justiça e será analisada pelo juiz federal convocado para atuar no tribunal, Nivaldo Brunoni.

Delação

Na quarta-feira, foi divulgado que o lobista Milton Pascowitch, mais novo delator da Operação Lava Jato, disse a investigadores da Polícia Federal que intermediou o pagamento de propina ao PT e ao ex-ministro José Dirceu para garantir contratos da empreiteira Engevix com a Petrobras.

Segundo a delação, os pedidos de dinheiro de Dirceu - considerado uma espécie de "padrinho" dos interesses da empreiteira na estatal - eram "insistentes" e os repasses eram feitos de diferentes maneiras. Um dos pagamentos, por exemplo, aconteceu por meio de uma doação feita a uma arquiteta que reformou um dos imóveis do petista.

Publicidade

A delação premiada de Pascowitch foi homologada na segunda-feira (29/6). Com ela, o lobista deixou a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para cumprir prisão domiciliar, em São Paulo. Ele é dono de uma consultoria chamada Jamp Engenharia e foi contratado, de acordo com a denúncia, pela Engevix para aproximá-la do PT e da Petrobras.

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (02/07)
Video Player
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações