Canoas, a maior cidade da Região Metropolitana depois da Capital, ocupa o posto de terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 347.657 habitantes, dos quais 259.585 são eleitores. O município pode ter segundo turno nas eleições, com seis candidatos disputando a prefeitura.
O atual prefeito Jairo Jorge (PSD) busca a reeleição, em uma ampla coligação que inclui PDT, PSB, Podemos, Avante e as federações PT/PCdoB/PV e PSDB/Cidadania. O PT indicou a vereadora Maria Eunice Wolf como candidata à vice-prefeita.
Beth Colombo (Republicanos), ex-vice-prefeita, também concorre ao cargo principal. Sua chapa é composta por Republicanos, MDB e DC, com o vereador Gilson Oliveira (DC) na vice.
O vereador Airton Souza, do PL, é outro candidato à prefeitura, em aliança com União Brasil e PP. Rodrigo Busato (União Brasil) completa a chapa como candidato a vice.
Três candidaturas seguem com chapa pura: Odirlei Campiol (Novo), acompanhado de Alini Artioli como vice; Rodrigo Gehrat (PSol), que tem Danielle Kroeff (PSol) como vice, e Marcio Freitas (PRD), com Altair Stello como vice.
A eleição em Canoas também registra 342 candidatos a vereador.