Disque Denúncia Eleitoral começa a operar nesta terça-feira

As denúncias serão investigadas pela Procuradoria Regional Eleitoral no Estado de São Paulo, que repassará encaminhamentos para procuradorias dos demais estados

5 ago 2014 - 12h08
(atualizado às 12h11)

A partir desta terça-feira começa a funcionar o Disque Denúncia Eleitoral. O serviço permite que, com uma ligação sem custos, o cidadão possa denunciar candidatos que cometam ações ilícitas ou crimes durante o período eleitoral. As denúncias serão investigadas pela Procuradoria Regional Eleitoral no Estado de São Paulo (PRE-SP), que repassará encaminhamentos para procuradorias dos demais estados.

Gastos eleitorais devem diminuir em 2014 no Rio Grande do Sul
Gastos eleitorais devem diminuir em 2014 no Rio Grande do Sul
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

As denúncias serão recebidas pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), organização responsável pelo projeto, e encaminhadas à PRE-SP. O cidadão que fizer a denúncia, que pode ser anônima, vai receber um número de protocolo e poderá acompanhar o seu encaminhamento. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 4003-0278, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 881 0278, para as demais localidades, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 20 horas e aos sábados das 8h30 às 14 horas.

Publicidade

O objetivo da iniciativa é ampliar o canal de diálogo entre a sociedade e os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da legislação eleitoral. “A busca por um processo eleitoral ético, coibindo as ações ilícitas e abusivas, é uma bandeira relevante”, diz o 1º coordenador geral do PNBE, Mario Ernesto Humberg. 

Em 2010, o Disque Denúncia Eleitoral recebeu 584 ligações, sendo 46,40% denúncias por propaganda irregular. Em 2006, das 910 ligações recebidas pelo serviço, 482 (52,96%) também diziam respeito ao mesmo tema.

Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se