Uma pesquisa recente, realizada pelo Instituto Index, revelou que Sebastião Melo (MDB) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Porto Alegre, aparecendo com 31,8% dos votos válidos na pesquisa espontânea. Em seguida vem Maria do Rosário (PT), com 14,8% dos eleitores dizendo que votariam nela. Juliana Brizola (PDT) apresentou crescimento nas intenções de voto, aparecendo com 11,5%. Em quarto lugar aparece Felipe Camozzato (Novo), com 0,7%. Um total de 41,1% dos entrevistados não souberam responder.
Já na pesquisa induzida, que é quando o entrevistador dá uma lista de opções para o entrevistado, Melo segue na liderança, contando com 38,5% das intenções de voto. Maria do Rosário aparece em seguida, com 22,8% dos votos. Juliana Brizola é destacada no terceiro lugar, com 16,1% e em quarto Camozzato, com 3,8%. Branco/nulo somaram 5% e indecisos 6,3%.
Quando analisada a rejeição, Maria do Rosário lidera a pesquisa, contando com 46,6% de reprovação entre os entrevistados. Em seguida vem Melo, com 32,7% de rejeição entre os eleitores consultados. Juliana Brizola conta com 8,6% de distanciamento entre os eleitores e Camozzato com 8,5%.
Um ponto a se destacar da pesquisa é que, nos diferentes cenários estipulados para um segundo turno, Maria do Rosário perderia tanto para Sebastião Melo quanto para Juliana Brizola. Já o atual prefeito aparece ganhando com vantagem da candidata Rosário, e empate técnico com a candidata Juliana Brizola, embora ele tenha uma ligeira vantagem sobre ela.
Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 1,2 mil pessoas de forma presencial nos diferentes bairros de Porto Alegre, respeitando as quotas proporcionais, entre os dias 7 e 8 de agosto. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. O número do registro da pesquisa é RS-05802/2024.