Eleições de 2024 batem recorde de investimento em pesquisas eleitorais

Mais de R$ 124 milhões foram gastos até a última sexta-feira, 27, com pesquisas; valor é o maior na série histórica para eleições municipais e só fica atrás do montante gasto no pleito geral de 2022

30 set 2024 - 18h40

As eleições de 2024 não ficarão marcadas apenas pelas novas formas de fazer campanha ou pelos reiterados casos de violência política, mas também pelo número de pesquisas eleitorais realizadas — necessárias para compreender o complexo cenário eleitoral que se formou — e os valores investidos nelas.

Mais de R$ 124 milhões foram gastos com pesquisas eleitorais neste ano
Mais de R$ 124 milhões foram gastos com pesquisas eleitorais neste ano
Foto: Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil / Estadão

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que este pleito registrou o maior investimento em sondagens eleitorais municipais na série histórica iniciada em 2012, totalizando R$ 124,3 milhões até a última sexta-feira, 27.

Esse valor só fica atrás do das eleições gerais de 2022, quando foram investidos R$ 142,8 milhões nos levantamentos.

O número também supera o de levantamentos contratados: foram 11.440 até sexta — e, faltando uma semana para as eleições, esse total ainda pode subir.

Os contratantes vão de grandes veículos de comunicação a pessoas físicas, passando por partidos políticos, empresas de publicidade, de engenharia e instituições financeiras. Figuram no topo da lista dos maiores investidores os meios de comunicação como a Rede Globo e a Folha de S. Paulo, que costumam divulgar com frequência pesquisas durante a corrida eleitoral.

Entre as legendas está o Partido Liberal (PL), que já investiu pouco mais de R$ 1 milhão em 26 pesquisas, seguido pelo Partido Social Democrático (PSD) e pelo diretório mineiro do Mobiliza, que já contrataram, até sexta-feira, 73 sondagens por R$ 389 mil e 8 levantamentos por R$ 207,9 mil, respectivamente.

A maior parte das mais de 11 mil pesquisas feitas aconteceram no Estado de São Paulo, com 1.422 levantamentos. O número representa 12% do total. Na sequência vêm Goiás, com 1.005 e Minas Gerais, com 806. Roraima, Amapá e Acre têm os menores números, com 16, 40 e 60 levantamentos realizados em cada Estado, respectivamente.

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Mais de R$ 124 milhões foram gastos com pesquisas eleitorais neste ano
Foto: Estadão
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