O PT lançou, durante convenção realizada na noite dessa sexta-feira no auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa de Goiânia, a candidatura de Antônio Gomide ao governo, em chapa majoritária composta apenas por petistas. A chapa "puro-sangue" tem na vice o vereador em Goiânia, Tayrone Di Martino, e a deputada federal Marina Sant’Anna, como candidata ao Senado. Durante o evento também foram homologadas as chapas proporcionais de deputados estaduais e federais. . Dentre as autoridades nacionais do PT que prestigiaram o evento, apenas o governador do DF, Agnelo Queiroz, compareceu a homologação da candidatura do colega de partido.
Na avaliação do presidente regional do PT, Ceser Donisete, a dificuldade de compor com outros partidos - e a quebra da aliança para o primeiro turno com o principal aliado, o PMDB, que homologa na próxima na segunda-feira a candidatura de Iris Rezende - não devem prejudicar a campanha do PT. "Nós temos um tempo razoável de 3 minutos e 40 segundos, mais ou menos na propaganda de Rádio e TV para a campanha de governador, e um minuto e 50 para a de Senador.Dá para fazer um trabalho bom", disse. "Estamos animados, a nossa chapa é muito boa, muito representativa", avaliou, ainda, em entrevista.
Também a candidata ao Senado, Marina Sant’Anna, a questão da chapa pura é menos importante do que a discussão que o PT pretende fazer nas eleições com a sociedade. "Fizemos uma tentativa de ter mais aliados, mas saiu deste modo", admitiu. "Mas hoje tem a internet, que democratiza o debate. E tem a nossa dispozição de ir para a rua, porque a militância do PT, se tiver apaixonada, ela rende e vai atrás", aposta.
Já o candidato a vice, vereador Tayrone, o grande trunfo do PT é a própria candidatura de Gomide - que, dentre as candidaturas de mais visibilidade em Goiás - é a única que não concorreu nas últimas eleições, e representa uma novidade. "Acredito que nós vamos ter muita facilidade de eleição, porque a população de Goiás quer mudança. Isso está visto em todas as pesquisas.Todos querem um projeto alternativo. e o Gomide é um nome novo, mas experimentado", apontou, se referindo a administração bem avaliada do ex-prefeito de Anápolis (a segunda cidade do estado), em dois mandatos, sendo o último, conseguido em uma reeleição em 2012, com quase 89% dos votos.
Quebrar a polarização
O candidato ao governo, Antônio Gomide, disse que está preparado e tem uma estratégia já montada para quebrar a polarização histórica em Goiá, entre o grupo comandado pelo PSDB, do governador Marconi Perillo, e o PMDB, de Iris Rezende. "Primeiro, estarmos nas ruas, mostrando e debatendo o projeto, e buscandfo os fatos reais do Estado de Goiás. O PMDB já governou 16 anos, o PSDB governa também 16 anos consecutivos. Estamos pedindo apenas quatro anos para fazer a diferença", disse. Segundo o candidato, a principal área do seu programa de governo deve ser a melhoria da Educação.estadual.
Confronto
Antes dos discursos - no momento em que o candidato Gomide concedia uma entrevista coletiva à imprensa - a convenção teve um tumulto entre professores da rede municipal de ensino, em greve há mais de um mês, e militantes do PT. Parte dos grevistas estão ocupando o plenário da Câmara desde o dia 10, quando os vereadores rejeitaram o impeachment do prefeito de Goiânia,o também petista Paulo Garcia.