O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma provocação ao ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) durante um discurso em Fortaleza, nesta sexta-feira, 12.
"Agora está dentro de casa com rabinho preso, está prestando depoimento. Até o cartão de vacina ele falsificou. Imagina que qualidade de Presidente da República, com a pandemia matando 700 mil pessoas e ele falsificando o seu cartão de vacina", disse Lula, em referência ao esquema de fraudes em cartões de vacinação contra a covid-19 descoberto pela Polícia Federal que envolve Bolsonaro e seus aliados.
Lula começou a fala abordando os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O presidente afirmou que houve uma tentativa de golpe, que estaria prevista, segundo ele, para o dia 1º, mas foi postergada na espera de um momento em que o Distrito Federal estivesse mais "tranquilo".
"Tem muita gente presa, e eles vão aprender uma lição. Se querem governar esse País, nao deem golpe. Disputa as eleições da forma mais honesta e aguarda o resultado das urnas", afirmou o presidente.
Em seguida, Lula deu a entender que Bolsonaro teria mentido durante sua campanha à Presidência. "Que Deus queira que esse País nunca mais tenha alguém tão antidemocrático", disse o petista.