A entrevista do presidente Bolsonaro (PL) ao Jornal Nacional na noite desta segunda-feira, 22, provocou panelaços em várias regiões do Brasil como forma de protesto ao político que disputa a reeleição. O ato foi convocado pelas redes sociais e endossado por políticos da oposição.
Bolsonaro abre a série de entrevistas do principal telejornal da TV Globo com os presidenciáveis, comandada por William Bonner e Renata Vasconcellos. Ciro Gomes (PDT) participará na terça-feira (23); Lula na quinta-feira (25); e Simone Tebet na sexta-feira (26).
Os panelaços foram ouvidos em diversos bairros da capital paulista, como Santa Cecília, Vila Mariana, Barra Funda e Pinheiros. Em Perdizes, na zona oeste, foi possível ouvir gritos como 'genocida', 'miliciano', 'Fora Bolsonaro' e 'Lula 2022'.
No Rio, as manifestações foram ouvidas em Botafogo; em Salvador, no Vale do Canela e na Pituba e, no Distrito Federal, em Águas Claras. Também há relatos de panelaço em Porto Alegre.
Os panelaços foram promovidos em grandes cidades do Brasil como forma de protesto durante pronunciamentos de Bolsonaro em rede nacional ao longo da pandemia de Covid-19. Esse tipo de manifestação, no entanto, antecede a gestão bolsonarista. Ele se popularizou como símbolo da mobilização pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2015 e 2016.
Veja os vídeos:
Panelaço em Águas Claras (DF) durante sabatina com Jair Bolsonaro no JN pic.twitter.com/XIyaup7KAf
— Metrópoles (@Metropoles) August 22, 2022
Panelaço em Salvador, na Pituba
Via @IchPena
MENTIROSO NO JN. #BolsonaroNoJornalNacional #BolsonaroNoJN pic.twitter.com/cxbTTnIpbW
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 22, 2022
teve panelaço #forabolsonaro no gama df. pic.twitter.com/IGZxxeSXS4
— marcogomes (@marcogomes) August 22, 2022
CHEGA! #ForaBolsonaro pic.twitter.com/epQCsaFyj7
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) August 22, 2022
Começando o #panelaço em Porto Alegre.
MENTIROSO NO JN pic.twitter.com/sz9Mz6L0BC
— Simone Ávila 💉🚩 (@simoneavila10) August 22, 2022