O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o juiz José Rodrigo Sade para ocupar uma cadeira no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, nessa quarta-feira, 7, o juiz José Rodrigo Sade para ocupar uma cadeira no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A escolha ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas foi confirmada pela jornalista Malu Gaspar, do Globo.
Ex-advogado de Deltan Dallagnol, Sade irá compor o tribunal que vai julgar duas ações que podem culminar na cassação do senador Sergio Moro (União). Além disso, o juiz tem outra particularidade: em seu perfil fechado no Instagram, ainda de acordo com o jornal, segue uma página chamada "Fora, Lula".
Dentre as figuras políticas acompanhadas por Sade na rede social estão ainda o próprio presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin (PSB), a primeira-dama, Janja, e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT).
Por outro lado, a família Bolsonaro e ex-ministros da gestão do ex-presidente também aparecem entre os seguidos por Sade. Além dos perfis de Jair Bolsonaro, sua mulher Michelle, e seus filhos, o juiz segue ainda páginas não oficiais ligadas ao ex-presidente, como Bolsonaro Caipira e Bolsonaro TV. Os ex-ministros Damares Alves (Republicanos) e Marcos Pontes (PL) também aparecem na lista.
Com apenas oito publicações, José Rodrigo Sade segue 3.744 perfis, enquanto é seguido por 1.122.
Também segundo a colunista Malu Gaspar, Sade tinha apoio do grupo Prerrogativas, que é formado por juristas próximos a Lula. A relação com o grupo teria o tornado o favorito ao cargo dentre os integrantes da lista tríplice.