O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu que o ensino público federal vai sair "das trevas" e "voltar à luminosidade de um novo tempo". As declarações ocorreram nesta quinta-feira,19, durante encontro com reitores de universidades no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião também contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
"Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Nós estamos começando um novo momento [...] Eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo", disse Lula aos 27 reitores das universidades federais do país.
Em discurso, o presidente afirmou que as instituições de ensino conviveram com o "obscurantismo" ao longo do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. "Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos", declarou Lula.
Na campanha eleitoral de 2022, Lula prometeu retomar os investimentos nas instituições de ensino federal, além de se comprometer no desenvolvimento de uma melhor relação entre governo e as universidades públicas.
Investimento no primeiro mandato
O presidente também relembrou dos investimentos feitos na educação durante o seu primeiro mandato, em 2003. Lula afirmou que foram realizados investimentos na educação básica, no ensino superior e na área de pesquisa.
"Eu tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação", declarou.