O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa fez lobby pela estatal chinesa Sinopec durante uma reunião que teve com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar de investimentos numa refinaria no Ceará. Além do ministro e de Costa, uma deputada federal e um empresário também estiveram no encontro, no dia 25 de fevereiro deste ano, junto com o secretário de Petróleo da pasta, Marco Antônio Martins Almeida. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
O encontro foi confirmado pelo Ministério de Minas e Energia, que afirmou que foram agendadas duas audiências, a pedido da deputada federal Gorete Pereira (PR-CE), para tratar de assuntos referentes a investimentos em uma refinaria no Ceará.
Em uma primeira reunião, no dia 15 de janeiro deste ano, a parlamentar foi ao ministério acompanhada do empresário Sergio Canozzi. Em um novo encontro no ministério, a deputada e o empresário foram acompanhados por Costa. As reuniões não constam na agenda oficial de Lobão disponibilizada pela pasta.
De acordo com a publicação, o empresário e Costa fizeram lobby pela estatal chinesa Sinopec, numa tentativa de que a chinesa se associasse à Petrobras para viabilizar os investimentos na refinaria cearense.
O advogado de Costa, Fernando Fernandes, afirmou que não tem conhecimento se seu cliente atuou como representante da estatal chinesa. Segundo ele, porém, não haveria nenhuma ilegalidade caso o ex-diretor da Petrobras o tenha feito.