Ex-líder do PT na Câmara critica governo após revogação de norma do Pix: 'Paciência zero'

Manifestação ocorre após o governo Lula revogar ato que previa maior monitoramento de transações financeiras por meio do Pix

16 jan 2025 - 17h20

O deputado Zeca Dirceu (PR), ex-líder do PT na Câmara e filho do ex-ministro José Dirceu, expressou insatisfação com o governo federal em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira, 16. No X (antigo Twitter), o parlamentar mencionou estar com "paciência zero".

"Acordei tão nervoso, que meu café foi diferente, joguei o pó na boca e toquei água quente pra dentro, paciência zero, em especial com nosso governo", escreveu o parlamentar. Apesar do tom crítico, o deputado reafirmou sua dedicação à pauta da educação, mencionando que o programa Mais Professores "está ON".

Publicidade

A manifestação ocorre após o governo revogar a norma que previa maior monitoramento de transações financeiras por meio do Pix, decisão anunciada pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, na quarta-feira, 15.

A medida tinha como objetivo incluir dados de movimentações acima de R$ 5 mil mensais para pessoas físicas, ampliando o alcance para operadoras de cartão, carteiras digitais e fintechs.

Zeca Dirceu, deputado federal
Zeca Dirceu, deputado federal
Foto: Dida Sampaio/Estadão / Estadão

O recuo ocorreu em resposta a uma onda de desinformação que provocou rumores sobre uma possível taxação do Pix. Golpistas aproveitaram o momento para aplicar fraudes financeiras, e o governo acionou a Advocacia Geral da União (AGU), que pediu à Polícia Federal que investigue os crimes.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou a declaração de Zeca Dirceu e escreveu: "A Amazônia está em chamas!". O parlamentar rebateu, dizendo: "Colocar fogo na Amazônia é especialidade sua!".

Publicidade

"Quanto ao nosso governo; apesar dos erros, o governo é infinitamente melhor que o seu, que foi um desastre, lembre-se que você é o único presidente não reeleito da história", disse o deputado.

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações