"Exemplo de Jesus": Lula demonstra apoio a padre Júlio Lancellotti sem citar CPI

Sacerdote é alvo de vereadores de direita da capital paulista que querem abrir uma CPI contra ele e ONGs que atuam na Cracolândia

4 jan 2024 - 17h59
(atualizado às 19h58)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha do Alvorada, após cirurgias
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha do Alvorada, após cirurgias
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou seu perfil no X, novo nome do Twitter, nesta quinta-feira, 4, para demonstrar apoio ao padre Júlio Lancellotti. O sacerdote, famoso por ações de assistência à população de rua em São Paulo, é alvo de vereadores de direita da capital paulista que querem abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra ele. Lula não citou o movimento dos vereadores.

"Graças a Deus a gente tem figuras como o padre Júlio, na capital de São Paulo, que há muitos e muitos anos dedica a sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania as pessoas em situação de rua. Que dedica sua vida a seguir o exemplo de Jesus", declarou o presidente da República. "Seu trabalho e da Diocese de São Paulo são essenciais para dar algum amparo a quem mais precisa", disse Lula.

Publicidade

Mais cedo nesta quinta, a arquidiocese de São Paulo disse em nota estar perplexa com a iniciativa dos vereadores. Na quarta, foi divulgada a notícia de que o vereador Rubinho Nunes (União Brasil) havia conseguido assinaturas suficientes de colegas para criar o colegiado.

Apesar da ofensiva, a iniciativa pode sofrer um revés. Desde a divulgação do nome dos vereadores que assinaram o documento, ao menos quatro já anunciaram a intenção de retirar o apoio ao requerimento. Os parlamentares se dizem enganados e surpresos com o direcionamento da CPI.

"Assinei uma CPI que em momento algum falava em investigar os trabalhos sérios do padre Júlio Lancelotti. Fui surpreendido ontem com essa enxurrada de notícias. Desvirtuou o objeto. Retiro minha assinatura e sinalizo que se a proposta for ao plenário eu votarei contra", afirmou o vereador Sidney Cruz (Solidariedade), ao Estadão.

Thammy Miranda afirma não apoiar CPI que mira padre Júlio Lancellotti
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se