Falas de Lula à Record foram vazadas em grupo de WhatsApp com investidores

Entrevista com o chefe do Executivo foi ao ar na última terça-feira, 16; emissora afirmou que "medidas cabíveis serão tomadas"

18 jul 2024 - 12h14
(atualizado às 13h11)
Lula dá entrevista para a Record, em aceno ao público evangélico
Lula dá entrevista para a Record, em aceno ao público evangélico
Foto: Claudio Kbene / Presidência da Republica / Estadão

Trechos da entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Record TV foram vazados em um grupo de WhatsApp com investidores do mercado financeiro, antes de o conteúdo ir ao ar, na última terça-feira, 16. Fontes ligadas ao caso relataram que as falas foram veiculadas por meio da corretora BGC Liquidez antes do restante do mercado. Isso impactou o dólar horas antes de a entrevista ser veiculada pela emissora. 

Segundo o Estadão, a entrevista foi gravada na manhã de terça, com a jornalista Renata Varandas — também sócia da casa de análise Capital Advice —, e o vazamento teria ocorrido no início da tarde. Na ocasião, Lula tratou sobre questões econômicas do País, possibilidade de corte de gastos e o cumprimento das metas fiscais, uma promessa do atual governo com o arcabouço fiscal.

Publicidade

Renata teria avisado membros da Capital Advice sobre os tópicos discutidos com o presidente. Os trechos da conversa teriam sido repassados em um grupo de WhatsApp com membros da corretora BGC Liquidez, que, pouco antes das 13h, divulgou as falas para o mercado. A entrevista iria ao ar somente às 19h55 daquele dia. 

Em um documento enviado ao mercado financeiro, a BGC avisou sobre a fala do presidente.

"Em entrevista à Record TV, que será veiculada hoje (terça, 16) ao longo do dia, o presidente Lula disse que é preciso convencê-lo de que será mesmo preciso cortar entre R$ 15 bi e 20 bi no relatório de 22 de junho. Disse ainda que, se precisar modificar a meta, ele não se opõe", diz trecho do comunicado. 

Na entrevista, Lula disse que o governo fará "o que for necessário para cumprir o arcabouço fiscal".

Publicidade

"Eu dizia na campanha que íamos criar um País com estabilidade política, jurídica, fiscal, econômica e social. Essa responsabilidade, esse compromisso, posso dizer para você como se tivesse dizendo para um filho meu, para a minha mulher, responsabilidade fiscal eu não aprendi na faculdade, eu trago do berço", disse o presidente na entrevista. 

Posicionamentos

Questionada sobre o assunto, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) afirmou que "acompanha e analisa informações e movimentações no âmbito do mercado de valores mobiliários brasileiro, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário". 

Já a casa de análise Capital Advice e sua sócia Renata Varandas não quiseram se pronunciar sobre o assunto. A BGC Liquidez disse somente que está apurando internamente os fatos.

Em nota, a Record TV condenou o vazamento das informações da entrevista com o chefe do Executivo, principalmente "com recorte parcial do que é apurado em entrevistas feitas por nossas equipes", e afirmou que "medidas cabíveis serão tomadas" após a apuração dos fatos.

Publicidade

A emissora também afirmou que só teve ciência da ligação entre a repórter Renata Varandas com a Capital Advice após a divulgação de comunicado de imprensa pela agência. Ainda segundo o Estadão, a ligação entre Renata e casa de análise é uma informação de conhecimento público, pois no Linkedin, ela se apresenta como "Repórter política. Sócia da Capital Advice Análise Política".

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações