'Faz tempo que sem-terra não invade terra neste País', diz Lula, ignorando 'Abril Vermelho' do MST

Presidente ignora que Movimento dos Sem-Terra invadiu pelo menos 60 fazendas em 2024 e culpa bancos por tomar as terras do agronegócio

1 jul 2024 - 11h46

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 1º de julho, que não há invasões de sem-terra em propriedades rurais do País recentemente. "Faz tempo que sem-terra não invade terra neste País", disse o petista em entrevista à Rádio Princesa. Às invasões de terra, segundo Lula, "os sem-terra fizeram uma opção de se transformar em pequenos produtores altamente produtivos".

O presidente ignora o "Abril Vermelho" de 2024 do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Há três meses, como mostrou o Broadcast/Estadão, a entidade mobilizou um contingente de invasões pelo País que, no ápice, alcançou 60 propriedades, em 18 Estados diferentes. A organização reivindicou assentamentos e reforma agrária nas áreas que considerou improdutivas. O MST chegou a invadir até mesmo uma propriedade da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), e uma segunda área da Codevasf, utilizada pela Embrapa também em Petrolina.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações